Transtornos de Ansiedade

Uma crise de ansiedade é um estado psíquico natural que acontece para nos auxiliar na preparação e enfrentamento de um perigo iminente. Ela geralmente se encerra após percebemos que não existe mais nenhum perigo, porém nosso estilo de vida atual não permite muitos momentos de tranquilidade e saímos de uma situação arriscada para outras cada vez pior.

Daniel Ferreira

5/8/20232 min read

Uma jovem sofrendo, sentada no chão de sua casa
Uma jovem sofrendo, sentada no chão de sua casa

Uma crise de ansiedade é um estado psíquico natural que acontece para nos auxiliar na preparação e enfrentamento de um perigo iminente. Ela geralmente se encerra após percebemos que não existe mais nenhum perigo, porém nosso estilo de vida atual não permite muitos momentos de tranquilidade e saímos de uma situação arriscada para outras cada vez pior.

Sem o devido descanso e manutenção adequada do nosso estado emocional essas crises de ansiedade vão se tornando mais frequentes e muito mais fortes, podendo se tornar um transtorno de ansiedade.

Mas você pode se perguntar: Tenho transtorno de ansiedade ou só estou ansioso?

Se você sentiu ansiedade pois precisa falar em público, está com expectativa sobre uma data ou evento importante e depois que você isso passa fica tudo bem. Então você somente sentiu ansiedade talvez até mesmo de forma benéfica, pois a ansiedade irá focar você na atividade e seu resultado pode ser melhor. Agora se você simplesmente tem crises de ansiedade sem motivos ou por motivos que julga desnecessário, como por exemplo: Começou a chover tranquilamente mas você teve uma crise de ansiedade como se um dilúvio estivesse acontecendo e não entende como isso começou ou qual foi o gatilho inicial. Fica muito difícil controlar ou aliviar os sintomas.

Conheça agora os diferentes tipos de transtorno de ansiedade:

​TRANSTORNO DO PÂNICO

Conhecido popularmente como Síndrome do Pânico, causa fortes sensações de que a pessoa irá morrer, como se estivesse tendo um ataque do coração. A pessoa sente como se estivesse perdendo o controle ou enlouquecendo. Pode ser agravado pelo medo de um novo ataque de pânico, que pode facilitar novas crises de ansiedade.

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA

O TAG não causa sensações corporais físicas como o transtorno de pânico, mas causa estresse ou preocupações excessivas que aumentam a frequência das crises de ansiedade. O medo na ansiedade generalizada é o principal combustível que alimenta este ciclo sem fim que pode durar meses.

FOBIA SOCIAL

A Ansiedade social é muito comum e é ativada em situações públicas. Causa fortes crises de ansiedade, como se a pessoa estivesse sendo avaliada negativamente, humilhada ou constrangida geralmente paralisado a pessoa afetada.

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO

O TOC causa na pessoa o medo de perder o controle ou ser responsável por algo terrível para si ou para os outros (culpa). Criando manias e comportamentos repetitivos que impossibilita que a pessoa viva normalmente.

TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO

O TEPT é causado por um trauma ou seja, um evento terrível que realmente aconteceu com a pessoa. Todos os pensamentos, lembranças ou sintomas relacionados com a experiência traumática gera fortes crises de ansiedade.​

Como a Psicoterapia Integrativa pode ajudar?

A Psicoterapia Integrativa devolve a você o equilíbrio e o bem-estar que deseja. É uma psicoterapia unificadora que trabalha à pessoa nos níveis afetivo, comportamental, cognitivo, fisiológico e espiritual da vida.

Utiliza-se de diversas abordagens terapêuticas como: Psicoterapia Breve, Hipnoterapia, Programação Neurolinguística, Reprogramação Comportamental, Constelação Sistêmica, Alinhamento Energético e diversas outras técnicas integrativas.

Tem o objetivo de integrar a personalidade e conectar os aspectos fragmentados do inconsciente, reduzindo o uso de mecanismos de defesa que inibem a espontaneidade e limitam a flexibilidade na resolução de problemas, na manutenção da saúde e no relacionamento com as pessoas, e fazendo com que haja uma re-conexão do indivíduo com o mundo em que vive. É um processo para se tornar COMPLETO.

É um processo terapêutico rápido e de alta eficiência, eliminando todas as contra-indicações.