O que é Reiki?

É uma terapia de origem japonesa que usa a energia universal, também chamada de éter, juntamente com a energia vital (Ki) que mantém o corpo físico. A união destas energias, transformam a Energia Vital Universal, mundialmente conhecida como Reiki.

Daniel Ferreira

3/8/20235 min read

Um terapeuta energizando a cabeça de uma mulher
Um terapeuta energizando a cabeça de uma mulher

É uma terapia de origem japonesa que usa a energia universal, também chamada de éter, juntamente com a energia vital (Ki) que mantém o corpo físico.
A união destas energias, transformam a Energia Vital Universal, mundialmente conhecida como Reiki.
É uma técnica simples onde a formação / curso é feita em poucas horas, contendo explicações básicas sobre bioenergia e uma iniciação energética.
Mas o diferencial desta técnica, é que o Reiki vai entrar em sua vida modificando sentimentos, pensamentos, padrões e quando você perceber estará acessando um vasto conhecimento universal que mudará você profundamente.

Como surgiu

A história do Reiki, ainda permanece envolta em muitos mistérios e controvérsias em relação aos detalhes, sendo ensinado por todos que o criador foi Mikao Usui.
Mikao Usui era fascinado pelas histórias onde Buda curava as pessoas com a imposição das mãos e ao descobrir que um discípulo de Buda havia escrito uma fórmula para que todos pudessem fazer o mesmo, dedicou sua vida a aprender estes ensinamentos e poder ajudar as pessoas que não tinham uma vida produtiva e feliz, devido a estados depressivos e doentios.
Após muito estudo, encontrou o conhecimento que buscava, mas percebeu que ele exigia uma ativação energética e para solucionar este enigma, decide viajar para ao Monte Koriyama, onde se recolheu num período de jejum e meditação por 21 dias.
No último dia, estando em um estado de profunda meditação, ele se conecta de corpo e alma no conhecimento adquirido, descobrindo e ativando em si esta técnica maravilhosa, que praticou pelo resto de sua vida no Japão.

Os princípios do Reiki

Reiki não é religião, mas também não é uma técnica a mais de cura, onde se aprende posições de contato com as mãos e como utilizá-las de forma correta e pronto: "Faço Reiki". 


Reiki é uma postura e uma filosofia de vida, onde se deve incorporar e viver os princípios do Reiki, e os passos dados por seu precursor, Mikao Usui. Não como uma forma inquestionável de fazer coisas, mas como um modelo de iluminação a ser seguido. 


O grande mal da humanidade é viver em dúvida e entregue à dualidade de tudo que vê e sente. Se pudermos lançar mão de preceitos mais elevados e viver, pelo menos, na tentativa de alcançá-los, isto nos tornará pessoas melhores em nós mesmos e consequentemente para os outros também. 



Conheça os 5 Princípios do Reiki, que como tudo que é verdadeiro é também extremamente simples.

  1. Só por hoje, não se preocupe - Cultive a bondade, o amor incondicional, o pensamento positivo. Viva no presente, para que seu futuro seja repleto de amor.

  2. Só por hoje, não se irrite - A raiva prejudica nosso equilíbrio mental e energético, criando doenças. Transmuta esta energia para lidar construtivamente com ela.

  3. Só por hoje, seja grato às bênçãos que recebe - Atraímos tudo aquilo que pensamos. Ser grato hoje, atrai novas bênçãos para o amanhã.

  4. Só por hoje, ganhe sua vida honestamente - Nossa sociedade nos encaminha para uma realidade cheia de ilusões. Ser verdadeiro te conecta com seu EU Superior.

  5. Só por hoje, mostre gratidão para com todos os seres vivos - A ciência já provou que tudo é energia. Mostrar amor e respeito pelo TODO é respeitar a si mesmo.

Os Níveis do Reiki

A Escola tradicional de Reiki, utiliza a seguinte divisão de níveis:

Nível I – O Despertar

No nível 1 estamos capacitados a facilitar o processo de bem-estar, ou autocura, em qualquer doença, física ou mental, bastando para isso que toquemos a pessoa, ou a nós mesmos.
Não é necessário direcionar a mente, fazer qualquer rito, acreditar ou desejar a cura, o Reiki não precisa da nossa aprovação para agir.

Nível II – A Transformação

No nível 2 a capacidade de decidir sobre sua vida é ampliada, através do recebimento de símbolos formados por 03 mantras (pensamentos de poder) e 03 yantras (ferramentas de poder), que permitem romper a cadeia tempo-espaço, atingir de imediato processos mentais e fazer com que a energia ocorra, em níveis elevados imediatamente.

Nível III – A Realização

O nível 3 é o caminho para realizar sua consciência de forma transpessoal, no todo.
Esse nível está centrado na inerente realidade da nossa união cósmica e do efeito global de nossas ações, idéia, emoções e desejos.
Outros símbolos são ensinados, com seus respectivos mantra e yantra, que serve para ampliar e intensificar os efeitos dos símbolos do nível 2, nos permitindo estender essa capacidade de harmonização e cura para grande número de pessoas (aglomerações, estados, países).

Nível IV – O Mestrado

O nível 4 também é chamado de Nível 3 B, por alguns mestres. Nele você atingirá o grau do mestrado, assumimos a responsabilidade de levar o conhecimento da técnica Reiki a todas as pessoas.
Nele você aprende o processo de iniciações e recebe outros símbolos, dependendo da linhagem seguida pelo seu Mestre.

Símbolos

Muito utilizado no Reiki, o símbolo é uma chave para acessarmos as energias necessárias de maneira rápida e eficiente.
Porém é importante ressaltar um cuidado na sua utilização, para você não ficar preso e limitado ao seu uso. Você pode utilizar o Reiki com os mesmo resultados sem uso dos símbolos, o mais importante é a sua intenção na hora de uma aplicação, sendo os símbolos somente uma excelente ferramentas de auxílio.
Geralmente no Reiki tradicional é ensinado um total de 9 símbolos, que são utilizados para as mais diversas tarefas e inclusive nas iniciações. As pequenas diferenças são causadas pelas linhagens e influências que a técnica sofreu durante os anos.

Iniciação

No processo de iniciação os 7 pontos principais de energia do corpo, chamado Chakras, são ativados, absorvendo uma quantidade maior de energia e ampliando todos os demais canais energéticos do Duplo Etérico.
Uma vez executada a iniciação, esse canal de energia estará sempre aberto, o iniciado será eternamente um canal da energia Reiki.
A processo é realizado geralmente no próprio dia do curso e leva poucos minutos para cada uma das pessoas presentes. Porém o processo de modificação bioenergética da pessoa que foi iniciada pode durar até 21 dias.

Riscos e Contraindicações

O Reiki é uma técnica amorosa, com o único objetivo de ajudar ao próximo. Pode ser utilizada junto com outras técnicas / terapias, no dia-a-dia e por qualquer tipo de pessoa.
Não existe nada, nesta técnica, que possa fazer mal. O pior que pode acontecer é as aplicações não darem resultado nenhum.
Somente lembre que o Reiki é uma técnica complementar, não influenciando os tratamentos médicos. Então faça rigorosamente tudo que seu médico pedir e o Reiki irá complementar e ajudar no que for possível.