CONCEITOS BÁSICOS SOBRE TÉCNICAS BIOENERGÉTICAS
Bioenergia é a energia vital responsável pela vida, sendo conhecida por diversos nomes: Ki (Japão), Chi (China) e Prana (Índia). Significando: Sopro de vida, força vital, Energia.
ESPIRITUALIDADE
Durante anos de estudos e vivências nesta área tivemos contatos com diversas técnicas, todas com suas peculiaridades e rituais diferentes. Apesar dessas diferenças por se tratarem de uma mesma natureza de aplicação, trazemos para vocês alguns conceitos que estão presentes no mecanismo de qualquer técnica que envolva bioenergia.
Bioenergia
É a energia vital responsável pela vida, sendo conhecida por diversos nomes: Ki (Japão), Chi (China) e Prana (Índia). Significando: Sopro de vida, força vital, Energia.
A palavra Energia é derivada do grego “Energes” (ativo) que, por sua vez, deriva de “Ergon” (obra). Logo, etimologicamente, significa “Atividade”; “Movimento”.
Esta energia pode se apresentar de várias formas: Densa (Etérica), Astral (Etérea) e Mental.
Quando a energia cósmica é absorvida por algo vivo, deixa de ser impessoal e assume as características desta criatura. Essa bioenergia consciencial é chamada, em geral, de energia anímica ou magnetismo pessoal.
Fontes de Absorção da Energia Vital:
Ar atmosférico, através do aparelho respiratório e da pele;
Alimentação de sólidos e líquidos, através do aparelho digestivo;
Absorção de energia pelos Chakras;
Absorção pelos corpos desdobrados;
Projeção da consciência, através da absorção energética nos planos Extrafísicos.
Duplo Etérico
Se o corpo físico é feito de matéria física e o corpo astral é feita de matéria sutil do plano astral, como um pode se ligar ao outro?
A resposta é muito simples, o corpo físico se une ao corpo astral pelo Duplo Etérico.
O Duplo é uma camada energética, mais sutil que o corpo físico e mais denso que o corpo astral, composta de uma modificação do fluído cósmico universal (energia cósmica), a qual tem a função de servir de "combustível vibracional" para o corpo físico durante a encarnação. É essa camada que liga e mantém em contato o corpo físico e o corpo astral, já que estes dois têm densidades energéticas muito diferentes.
É do Duplo Etérico que o corpo físico tira as energias mais sutis para o seu funcionamento e onde estão também os Chakras ou centros de força.
Quando o corpo físico morre, o corpo astral se desprende e, com ele, a consciência que animava aquele corpo. Já o duplo permanece com o corpo físico e se desintegra lentamente num período de algumas horas após o desencarne.
O tempo para que o duplo se desintegre pode variar muito de acordo com o tipo de morte, a idade do corpo físico, o nível de esclarecimento espiritual da pessoa, ou os "créditos espirituais" que ela tenha.
Por exemplo: o duplo de um suicida pode demorar anos para se desfazer completamente, por se tratar de morte violenta com interrupção da encarnação antes da hora e em completo desacordo com as leis universais. Já uma pessoa idosa que esteja muito doente, terá seu duplo bem desgastado pela idade e a doença, tornando o processo de desintegração muito mais rápido.
Quanto mais "carga" houver no duplo da pessoa que desencarnou, mais difícil será o desligamento do seu corpo astral e, consequentemente, mais penoso será também para a consciência/espírito.
Um terapeuta que atua com algum tipo de terapia Bioenergética, amplia sua capacidade de absorção, circulação e exteriorização das energias, aumentando assim a força do seu duplo.
Para explicar melhor, imagine que você é um aparelho eletrônico e sua bateria dura 16 horas, precisando recarregar por 8 horas (período que você dorme). Sendo você um terapeuta, médico, cuidador ou possuindo qualquer profissão que exija muita energia, seu corpo não aguentará ficar disposto e acordado por estas 16 horas, necessitando um maior descanso para se recuperar, que se não for feito, poderá gerar defeitos, ou melhor, doenças. Neste caso, aos poucos, seu duplo vai aumentando a capacidade para se adequar ao consumo e manter você funcionando no tempo necessário. Mas se você tiver uma vida desregrada e não se cuidar, o duplo perderá sua “carga”, enfraquecendo também seu corpo físico e causando doenças. Estas doenças vão enfraquecendo o duplo, até não possuir a vitalidade necessária para manter a vida no corpo físico.
Em tratamentos de pessoas doentes, o terapeuta sente o duplo enfraquecido e não adianta carregar energeticamente uma “bateria” defeituosa, pois ela literalmente não conseguirá manter esta energia. Neste caso, é necessário equilibrar e recuperar o Duplo e, após, recarregá-lo de energia.
Ectoplasma
O termo ectoplasma, do grego Ektós "por fora" e plasma "molde" ou "substância", foi feito para designar uma espécie de substância esbranquiçada que pode exteriorizar-se das células para fora do corpo de determinados terapeutas que possuem esta força mediúnica, mais frequentemente pela boca, mas que pode sair por qualquer parte do corpo.
Nas materializações não é utilizado diretamente o ectoplasma exalado pelo médium. É necessário combiná-lo com outros fluídos espirituais e físicos, pois nas materializações não é o espírito que se materializa e sim o ectoplasma que se adere à forma astral dele.
Todos os terapeutas conseguem desenvolver a habilidade de exalar ectoplasma, pois esta substância é vital para a recuperação do duplo e em trabalhos de cirurgia espiritual. Essa é a forma mais importante de uso desta energia, pois quem deseja ver uma entidade é ideal que utilize a clarividência, pois o consumo energético para materializações é muito alto e não trás nenhum benefício.
Terapeutas que trabalham com cura e utilizam muito ectoplasma, sentem esse desgaste no físico e precisam descansar e se alimentar adequadamente após os atendimentos.
Tela Búdica
É uma formação gasosa que controla o fluxo de influência e comunicação entre os Chakras e seus respectivos no corpo Astral, mantém a vitalidade do duplo e protege das agressões espirituais do meio, e está entre o duplo e corpo astral.
O melhor termo a ser utilizado é Tela Etérica, pois o nome Tela Búdica não é propício por se referir a Buda ou algo Búdico (iluminado).
Excessos, como, por exemplo, ter uma vida desequilibrada através de vícios, promiscuidades ou situações extremas (ira, intoxicação alcoólica, uso de drogas, chás alucinógenos, etc.), pode romper ou avariar esta camada protetora prejudicando os Chakras.
Um terapeuta com habilidades mediúnicas, possui aberturas desenvolvidas nesta Tela Etérica, para permitir os acoplamentos e demais sintonizações mediúnicas.
Aura
O conjunto de irradiações geradas por todos os nossos corpos formam a nossa Aura.
Exibe o estado vibracional, mental, energético e emocional da pessoa.
Pode ser visto e estudado através da Clarividência.
Nadis
São linhas de força que conduzem a energia pelo corpo, também chamados de meridianos pelos acupunturistas.
A Nadi é uma formação de energia na forma de canal onde a energia flui e conecta todos os Chakras.
A Ida, Pingala e Sushumna são as principais nadis do nosso corpo energético. A Sushumna é considerada o canal energético mais importante, pois ela esta localizada ao longo da coluna vertebral e é nela que é ativada a energia kundalini. A Ida e Pingala sobem enroscada como uma cobra, na Sushumna e desembocam junto com ela no Chakra Frontal.
Chakras
Os Chakras são centros energéticos que, juntamente com o sistema endócrino (glandular), permitem a comunicação entre o corpo físico e o corpo energético. Chakra é uma palavra em Sânscrito que significa “Roda”. Para todas as pessoas dotadas de clarividência os Chakras aparecem como um disco de luz em espiral.
A localização dos principais Chakras no corpo energético corresponde aos locais das glândulas endócrinas no corpo físico. O corpo energético absorve as energias sutis do universo e as decodifica por intermédio dos Chakras que as transmitem ao corpo físico por via das glândulas endócrinas.
O sistema endócrino controla a produção e o equilíbrio dos hormônios, os quais têm um efeito poderoso sobre o humor e as emoções. Compreende-se assim que um desequilíbrio do sistema de Chakras terá uma influência sobre o sistema endócrino. Da mesma maneira, um desequilíbrio no sistema endócrino afetará os Chakras.
Algumas técnicas Bioenergéticas
Cura Prânica;
Johrei (Igreja Messiânica);
Toque terapêutico;
Passe Anímico;